O que tu buscas quando viajas? Conhecer uma cultura rica? Visitar patrimônios históricos e culturais? Admirar paisagens arrebatadoras? Apreciar uma excelente gastronomia? Interagir com um povo acolhedor e alegre? Ou quem sabe relaxar e desfrutar de praias paradisíacas?
O México preenche todos esses requisitos e é possível combiná-los em um único roteiro.
Passamos três semanas e meia maravilhosas e inesquecíveis por lá e aqui compartilho nosso roteiro de viagem pelo México e o resumo do que fizemos a cada dia:
Roteiro de viagem pelo México
Dia 1: Chegamos na Cidade do México após o meio-dia. Caminhamos sem compromisso pelos arredores do Parque Alameda e do Zócalo.
Dia 2: Exploramos melhor o Zócalo, entrando em algumas atrações (Catedral, Palácio Nacional, Templo Mayor). À noite, fomos à festa da virada do ano que aconteceu junto ao Ángel de la Independéncia.
Dia 3: Passamos grande parte do dia dentro do espetacular Museu Nacional de Antropologia, e passeamos pelo Bosque de Chapultepec.
Dia 4: Fizemos um bate-volta à maravilhosa Teotihuacán.
Dia 5: Passeamos pelo bairro de Coyoacán, subimos na Torre Latino-Americana e à noite assistimos a uma divertidíssima Lucha Libre.
Dia 6: Visitamos o adorável Museu Frida Kahlo. Demos a última passeada no centro da Cidade do México e no final de tarde pegamos um ônibus para Puebla.
Dia 7: Pela manhã, conhecemos o Centro Histórico de Puebla, com destaque para a Capilla del Rosário. À tarde, fomos conhecer o sítio arqueológico de Cholula.
Dia 8: Preenchemos nossa manhã visitando os Segredos de Puebla e entramos na Biblioteca Palafoxiana. Mais para o fim da tarde, pegamos um ônibus para Oaxaca.
Dia 9: Começamos o dia indo para o Monte Albán, e lá ficamos umas boas horas. O resto do dia passeamos pelo centro de Oaxaca.
Dia 10: Fizemos a famosa e ótima tour Árbol del Tule+Mitla+Hierve El Agua.
Dia 11: Logo cedo pegamos um voo com conexão na Cidade do México e destino a Mérida. Deu tempo de conhecer algumas coisinhas do seu centro.
Dia 12: Fizemos um passeio nos arredores de Mérida, conhecendo um parque ecológico com ojos de água e as salineras.
Dia 13: Cedo pegamos um ônibus rumo a Chichén Itzá, que dispensa comentários. Conhecemos também o cenote de Ik Kil. No fim de tarde, outro ônibus, dessa vez para Tulum.
Dia 14: Primeiro fomos conhecer as ruínas maias de Tulum. O resto do dia passamos desfrutando do maravilhoso mar do Caribe.
Dia 15: Amanheceu chovendo. Quando parou, pegamos as bicicletas da pousada e saímos “para explorar”, mas não foi das melhores ideias. O resto do dia foi na mesma praia do dia anterior.
Dia 16: Alugamos um carro para ir ao cenote Sac Actun – sen-sa-cio-nal! Aproveitamos o carro e fomos até uma praia mais longe, Boca Paila (dispensável).
Dia 17: Van até Playa del Carmen e ferry até Cozumel. Ficamos algumas horas no Money Bar, aproveitando o mar incrível. À noite, passeio pelo centrinho.
Dia 18: Mergulho com cilindro em Cozumel, simplesmente fantástico. Final de tarde pegamos o ferry de volta a Playa del Carmen.
Dia 19: Dia de sol, mar, sombra e água fresca na praia de Mamitas.
Dia 20: Metade do dia na linda Akumal e o restante no não menos lindo Cenote Azul.
Dia 21: Mais um dia à toa na praia de Mamitas, mas dessa vez em um dos beach clubs.
Dia 22: A ideia de passar vários dias em Playa del Carmen era justamente passar bastante tempo à toa na praia, e foi isso que fizemos nesse dia também.
Dia 23: Fomos conhecer a praia de Xcacel e o cenote junto a ela, Xcacelito. No retorno, conhecemos o Portal Maya. No restante do tempo, praia.
Dia 24: Último dia completo da viagem, o quê fizemos? Sim, Praia de Mamitas! Novamente ficamos no beach club.
Dia 25: Cedo pegamos um táxi até o Aeroporto de Cancún e retornamos para casa.
Considerações
Lembrando que o México é um país enorme e cheio de lugares interessantes que ficaram de fora do nosso roteiro: Guadalajara, Puerto Escondido, Acapulco, Palenque, Cancún… a lista é bem grande! Nós adoramos o roteiro que fizemos e, após a viagem, eu mudaria pouquíssima coisa. Talvez um pouco menos de tempo em Puebla. A ida a Mérida também foi menos empolgante que o resto, mas foi legal e acho que, para uma primeira vez no país, foi válida. O tempo que ficamos em Playa del Carmen seria suficiente para alguns passeios a mais, como Cancún ou Isla Mujeres, mas aquele dolce far niente naquele marzão perfeito estava tããão bom… 😀
Enfim, lugares e oportunidades para ter experiências inesquecíveis não faltam por lá. Recomendo a viajantes de todos os estilos e bolsos. 😉
Espero que tu tenhas gostado da nossa sugestão de roteiro de viagem pelo México e que ele sirva de base ou inspiração para a tua viagem.
Nossa viagem pelo México aconteceu entre 30 de dezembro de 2016 e 23 de janeiro de 2017.
O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉
18 de fevereiro de 2018 at 09:08
Me tira uma dúvida…na região de Cancún (Mérida, Tulum, etc) você ficou hospedado em que lugar como base?
18 de fevereiro de 2018 at 14:58
Olá, Rafaela!
Na região de Cancún, fiquei hospedada quatro pernoites em Tulum (13º, 14º, 15º e 16º dias), uma em Cozumel (17º dia) e depois mais sete em Playa del Carmen (18º em diante). Optamos por ficar em diferentes bases pela conveniência de estar mais perto dos lugares que queríamos conhecer.
Em Mérida, ficamos duas pernoites (11º e 12º dias), mas não te aconselho montar base nessa cidade se tua ideia é conhecer os arredores de Cancún (as duas estão a mais de 300 km de distância uma da outra).
Abraços!