Bagni della Regina Giovanna. Traduzindo: os banhos da Rainha Giovanna (ou Joana). Uma piscina natural encravada entre rochas, conectada ao mar apenas por uma abertura na pedra, pertinho de Sorrento, no Golfo de Nápoles.

Conta a história que Giovanna II, que foi a rainha de Nápoles de 1414 a 1435, utilizava este delicioso e retirado local para encontrar-se com seus amantes. Difícil dizer se é lenda, o fato é que o local é muito pitoresco e até hoje é relativamente retirado, com um número de turistas muito menor do que em outras atrações de Sorrento.

Lê o post: Sorrento: atrações e outras informações úteis

Chegando no Bagni della Regina Giovanna

A proprietária da nossa hospedagem em Sorrento nos disse que havia um ônibus que deixava lá perto, mas que também dava tranquilamente para ir a pé. Resolvemos ir caminhando, assim a gente já ia curtindo mais o lugar e suas paisagens. É só ir acompanhando a estrada Via Capo.

A dificuldade em ir a pé é o calor, mas o trajeto não é nada absurdo. Levamos uns 40 minutos para chegar ao início da estradinha que desce para o Bagni, no mesmo ponto que o ônibus deixa.

Para chegar de ônibus, é preciso pegar a linha Sorrento-Massa Lubrense-Santa Agata, da empresa SitaSud (confere horários aqui). O ponto de desembarque é o Caposorrento. Para quem está de carro, há algumas vagas de estacionamento (com parquímetro) no local.

Da estrada, segue-se por mais uns 10 minutos em descida leve por um caminho estreito.

Quase chegando.
Bagni della Regina Giovanna

A gente chega pela parte de cima da rocha e dá de cara com esta vista aqui:

Bagni della Regina Giovanna

O que dizer desta piscina natural?

Bagni della Regina Giovanna

Seguindo para o lado esquerdo, existem algumas ruínas de uma antiga villa romana. Há também uma passarela de madeira que leva à praia ao lado. Nem chegamos a ir ali.

Pegando à direita, é só ir seguindo a trilha que contorna o paredão e, no final do trecho, descer uma escada que leva ao nível da água.

O lugar é inacreditável! A água do mar passa por uma abertura na rocha, e ali, cercada pelos paredões de pedra, fica bem calminha. Sem falar na sua cor e na sua transparência!

Bagni della Regina Giovanna
Bagni della Regina Giovanna
Trecho final da descida até a piscina natural.

Não há faixa de areia. As pessoas se acomodam como dá sobre as pedras. A propósito, é recomendável levar calçados apropriados, tipo sapatilha aquática ou papete, para proteger os pés das pedrinhas que formam o fundo da piscina natural.

Outro item que recomendo levar é snorkel e máscara. A água é super transparente e dá para ver vários peixinhos.

Fomos nadando e passamos pela abertura para o lado do mar aberto, mas toda hora para algum barco por ali ou entram pessoas de caiaque, é bom tomar cuidado com esse “trânsito” próximo à fenda.

Na parte de fora do “buraco”.

Depois ficamos um bom tempo sobre as pedras, aproveitando o cenário. Apesar de ser um ponto turístico fora do circuito mais conhecido, o lugar é bem pequeno e qualquer número de pessoas já dá uma sensação de cheio.

Para voltar, encaramos a pequena trilha, agora em subida, e pegamos o ônibus. Tem um mercadinho bem na esquina da estrada e se compram ali os bilhetes para o transporte público. Demos sorte porque bem na hora vinha chegando um. Descemos na Piazza Tasso, ponto central de Sorrento.

Pode te interessar ler também: Roteiro de Viagem pelo sul da Itália


Estivemos no Bagni della Regina Giovanna em 13 de julho de 2017.


O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉