Chamada de cocina criolla, a gastronomia porto-riquenha combina ingredientes e técnicas principalmente das culturas taína, espanhola e africana.
Dos taínos, a herança do uso de raízes como taioba e mandioca, o uso de temperos como pimenta e urucum (colorau) e frutas como abacate, abacaxi e goiaba.
A colonização espanhola trouxe o uso de grãos como trigo e grão de bico, temperos como cebola, alho, coentro e manjericão, o consumo de carne de porco e outros produtos como banha e torresmo, bem como carnes de outros animais como galinha e cordeiro.
A influência africana, através do escravos, trouxe o uso da banana, do coco, do café, bem como o uso da técnica de fritura em imersão no preparo de alimentos.
Como muitos locais de clima tropical ou da região do caribe, é farto o uso de frutos do mar, de frutas tropicais e de condimentos dos mais variados.
Aí vão algumas sugestões de comidas e bebidas para experimentar em Porto Rico.
Leitura recomendada: Porto Rico: informações para organizar a viagem e sugestão de roteiro.
Procurando hospedagem em Porto Rico? Confere aqui as opções no Booking.
Comidas da gastronomia porto-riquenha
Mofongo
Um dos pratos mais conhecidos da gastronomia porto-riquenha. A banana-da-terra ainda verde é cortada em pedaços e frita. Depois, é amassada grosseiramente, agregando-se alho, sal, azeite e torresmo esfarelado (o que dá um saborzinho defumado). O purê fica consistente e pedaçudo.
Pode ser servido como acompanhamento, ou como um prato completo quando incrementado por alguma carne como porco, frango ou frutos do mar – nesse caso, ele é chamado de mofongo relleno.
É delicioso, muito bem temperado e super satisfatório – a banana enche! Algumas vezes pedi um mofongo por pessoa, e nunca consegui dar conta de comê-lo todo. Em outras, comi algum outro petisco de entrada e depois compartilhei com outra pessoa um só prato de mofongo recheado. Na dúvida, começa pedindo um só para compartilhar entre duas pessoas e experimentar.
Adorei, comi diversos e minha versão preferida foi a com camarão!
Alcapurria
É um salgado frito recheado, consumido como lanche ou petisco, mais ou menos como a nossa coxinha brasileira. Porém, a sua massa é feita à base de banana verde e taioba, e o recheio é geralmente de carne.
Outros alimentos encontrados comumente em barraquinhas de lanche ou servidos como petiscos são:
- pastelillos ou empanadillas: semelhantes aos nossos pastéis ou às empanadas argentinas,
- bacalaítos: bacalhau desfiado combinado com farinha ou amido de milho, ovos e água, leite ou cerveja para dar consistência, temperos diversos e fritos em formato de disco,
- sorullitos: bolinhos à base de fubá combinado com leite ou leite de coco, moldados em forma de “croquetes” e fritos. Podem ser salgados ou doces, e podem ser recheados com banana ou queijo.
Pastelón de amarillo
Imagina uma lasanha, onde no lugar da massa são feitas camadas de banana madura em fatias. Previamente, as fatias de banana são passadas em uma frigideira para dourar por fora.
Intercalam-se camadas da banana com um preparado de carne moída bem temperada, e antes de ir ao forno, o prato é finalizado com ovos batidos, que ajudam na consistência do pastelón.
Um detalhe curioso é que esse feijão da foto acima – que eles consomem bastante com arroz, como nós brasileiros – é chamado por lá de habichuelas, e não de frijoles como em outros lugares de língua espanhola.
Tostones
Já deu para notar que na gastronomia porto-riquenha eles usam muito a banana em pratos salgados, não? Na foto aí acima, além do pastelón de amarillo, tem também uma fatia de banana grelhadinha que veio acompanhando o frango empanado que pedi.
Os tostones são consumidos tanto como acompanhamento quanto como petisco. A banana verde em fatias primeiramente é frita. Depois, é levemente esmagada, deixando a fatia mais ou menos como um biscoito. Então, ela é passada mais uma vez na frigideira, para ficar bem crocante.
Arroz con gandules
Arroz preparado com carne de porco (ou bacon), ervilhas e temperos. Costuma ser um prato servido em ocasiões especiais, como festa de Natal, por exemplo, acompanhando outro prato muito apreciado pelos porto-riquenhos: lechón asado (leitão assado).
Sobremesas da gastronomia porto-riquenha
Tembleque
Pudim preparado com leite de coco, servido com um toque de canela em pó.
Tres leches
Um pão de ló embebido em três tipos de leite: leite condensado, leite integral e leite evaporado (um leite mais concentrado, mas sem o açúcar que leva o leite condensado). Geralmente servido com cobertura de chantilly.
Bebidas porto-riquenhas
Rum
As colônias europeias nas américas (tanto espanholas, portuguesas, inglesas etc) foram bastante utilizadas para a produção de açúcar. Com o tempo, desenvolveram-se métodos para destilar os subprodutos da cana de açúcar, surgindo assim o aguardente de cana (cachaça) no Brasil, e o rum na região do Caribe.
Não é possível atribuir a um país o surgimento do rum, visto que muitos eram colônias espanholas, mas atualmente eles compartilham o uso do rum como base de muitos coquetéis.
O rum também está associado aos piratas do caribe – diz-se que eles consumiam a bebida antes dos ataques e das lutas, para “aumentar a coragem”. 😀
Em Porto Rico fica uma das mais famosas produtoras de rum, a Casa Bacardi. E o destilado é base para duas bebidas muito famosas da gastronomia porto-riquenha: a piña colada e o mojito.
Piña Colada
Considerada nada mais nada menos que a bebida nacional de Porto Rico.
Quando provei a primeira piña colada em solo porto-riquenho, parecia que eu nunca tinha experimentado esse drink antes na vida – e olha que sou fã desse coquetel. É muito mais gostosa do que as servidas no Brasil. A consistência dela é quase de um frapê, muito cremosa. E o sabor… salivo só de lembrar. Tomei diversas e sugiro que tu faças o mesmo. 😀
Existem duas versões de piña colada. A bebida pode ser sem álcool, chamada de virgen, somente com os ingredientes básicos que são gelo, suco de abacaxi e creme de coco, ou pode ser alcoólica com a adição de rum, chamada de corrupta.
O “segredo” está no uso do creme de coco, produto que só encontramos no Brasil em algumas lojas de importados e acabamos usando leite de coco no preparo do coquetel. Acreditem, faz toda a diferença.
Mojito
Outro drink à base de rum que em Porto Rico é muito mais delicioso do que os que conhecemos no Brasil.
Vocês já viram os estrangeiros que chegam no Brasil e ficam surpresos quando descobrem que a caipirinha não se faz só de limão, mas também com outras frutas? Reagi exatamente assim quando, em Porto Rico, descobri que tem mojito de morango, de maracujá, de graviola, de manga, e assim por diante… 😀
Rum, água com gás ou soda, folhas inteiras de hortelã, gelo e o limão sempre presente, independente de ser o mojito tradicional ou de alguma outra fruta.
Dos sabores que provei, o mais delicioso foi o de maracujá, seguido pelo de coco (onde eles usam também o creme de coco).
Cerveja Medalla
A medalla é uma cerveja produzida em Porto Rico. Diversos porto-riquenhos me disseram, com uma pontinha de orgulho, para prová-la.
É uma cerveja boa, mas quando consumida geladinha à beira de uma das maravilhosas praias porto-riquenhas, aí sim fica excepcional!
E como diz a letra de “Calma”, do artista Pedro Capó (música que tem tocou bastante no Brasil inclusive):
Vamos pa’ la playa
Pa’ curarte el alma
Cierra la pantalla
Abre la Medalla
Tudo a ver com o clima de Porto Rico! Vibração gostosa e tranquila e praia que cura a alma.
Espero que vocês tenham a oportunidade de desfrutar da maravilhosa natureza porto-riquenha, da simpatia e do calor do seu povo, e da sua excelente gastronomia!
Abraços e boas viagens a todos!
Pode te interessar ler também: Gastronomia vietnamita.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Comidas pelo Mundo”. Confere o que os outros blogs participantes escreveram:
- Blog Across The Universe – Onde comer em Foz do Iguaçu
- Blog Tá indo pra onde – Onde comer bem e barato na Polônia – os tradicionais “milkbars” da época socialista
- Uma Viagem Diferente – 8 Hamburguerias para conhecer em Santo André – SP
- Chicas Lokas na estrada – Comida vegetariana em São José dos Campos – SP
- Destinos Por Onde Andei… – Mercado Central de BH, conheça e se surpreenda!
O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉
28 de fevereiro de 2020 at 12:23
A gastronomia porto riquenha é rica nos detalhes, principalmente nos temperos.
1 de março de 2020 at 11:50
Sim, o tempero realmente é especial!
28 de fevereiro de 2020 at 18:14
Essa piña colada parece deliciosa, fiquei me imaginando tomando uma dessas nas paisagens porto riquenhas.
Ótimas dicas, quero provar todos os pratos hahaa
1 de março de 2020 at 11:51
Tomar uma piña colada em uma das praias maravilhosas porto-riquenhas é um dos melhores programas a se fazer por lá 😀
1 de março de 2020 at 19:35
Quantas delícias! Adoro piña colada e fiquei curiosa de provar uma de lá! Imagino o sabor especial desta mistura de temperos!
1 de março de 2020 at 22:42
A piña colada lá é maravilhosa, não à toa é a bebida nacional.:P
2 de março de 2020 at 15:49
Quanta coisa gostosa! Adoro piña colada e agora fiquei morrendo de vontade de experimentar a de Porto Rico! Já mojito, eu não curto não. Das comidas, a que fiquei com mais vontade de experimentar foi o mofongo, mas na verdade quero td! kkkkk
5 de março de 2020 at 20:38
Piña colada é quase unanimidade, né? Hehehe.
E o mofongo, meodeos, é bom demais! 😛
3 de março de 2020 at 03:24
Sou louca para conhecer Porto Rico, mas tinha dúvidas sobre o que os visitantes comem por lá. Gostei das dicas, adoro banana e os pratos sugeridos com esta fruta me encheram a boca d´água.
Agora é ir conferir de perto estas delícias. A cerveja foi outra dica que gostei bastante, porque amo essa bebida. Parabéns pelo post!
5 de março de 2020 at 20:39
Obrigada, Gisele!
Tua vais te fartar quando fores a Porto Rico, muitos pratos deliciosos utilizam banana.
9 de outubro de 2021 at 14:15
Faltou falar das arañitas, também feitas de banana!
10 de outubro de 2021 at 15:00
Não conheci as arañitas! Mas pelos outros pratos de banana que provei, imagino que também seja uma delícia.
Obrigada pela contribuição ao post!
8 de junho de 2022 at 19:36
um dia vou parar em Puerto Rico, adoro o Mexico e agora adoro Porto Rico
20 de julho de 2022 at 15:45
Sem dúvidas, são dois lugares adoráveis!